Banco de Recursos do CENSO
Atenta às necessidades da população mais carenciada e à crise económica que se faz sentir na vida quotidiana desta população específica, o CENSO criou um Banco de Recursos, localizado num edifício pertencente à Instituição. Este espaço, já com alguns anos de existência, encontra-se agora a funcionar em pleno, estando a sua manutenção a cargo da equipa de RSI do CENSO. O Banco de Recursos reúne materiais diversos, que podem ser cedidos, gratuitamente, à população mais desfavorecida do Concelho e tem como objectivo central promover a criação de uma resposta integrada para comunidade monçanense mais vulnerável, do ponto de vista económico e/ou social, procurando atenuar as dificuldades e necessidades imediatas dos agregados familiares, através da distribuição gratuita de bens de espécie diversa. Os materiais disponíveis para doar e receber no Banco de Recursos são, essencialmente material didáctico e brinquedos; roupas (pessoais e de casa); calçado; produtos infantis; electrodomésticos de pequeno porte, equipamento para bebés, mobiliário e manuais escolares e livros.
De ressalvar ainda que a ajuda alimentar também não é descurada. O CENSO estabeleceu um acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo que abastece a instituição com produtos alimentares provenientes das campanhas de recolha efetuadas, para posteriormente serem distribuídos às famílias com carências alimentares.
Esta resposta pretende ser de proximidade e, simultaneamente, rentabilizar os recursos existentes, eliminando sobreposições de operacionalização, e permitindo um melhor planeamento, sistematização e celeridade no trabalho em rede. Em suma, pretende-se garantir a articulação entre quem pretende dar e quem precisa de receber, com critério e dignidade.