MISSÃO
O CENSO pretende afirmar os direitos e responder às necessidades, dos clientes e das suas famílias, geradas pelas mudanças na sociedade criando e oferecendo serviços que correspondam às novas realidades sociais, numa visão esclarecida e humanista. Prosseguindo o lema: “Valorizar a vida, Dignificando o Homem”.
VISÃO
Nos domínios da sua acção, o CENSO aspira a que as pessoas reconheçam que está preparado para satisfazer as suas expectativas e que a sua actividade profissional é uma referência qualificada no sector. Para atingir esse objectivo fundamenta o seu trabalho em equipas competentes, participativas e interdisciplinares, e num modelo de intervenção assente no conhecimento das melhores práticas das áreas psicossocial, educativa e da saúde que garantam a máxima qualidade dos serviços prestados às pessoas que deles usufruam.
VALORES
Humanismo: Respeito e Dignidade pela Pessoa, a pessoa merecer todo o respeito, independentemente da sua origem, raça, sexo, idade, estado civil ou condição social e económica.
Honestidade: Ser verdadeiro nos actos e declarações, não propenso a enganar, mentir ou defraudar, na sua prática diária, com os colaboradores, clientes e outras partes interessadas.
Visão Esclarecida: Ética Profissional, ajudar a construir uma consciência crítica capaz de analisar diferentes casos a partir de uma reflexão serena e distanciada, para a resolução dos mesmos.
Humildade: Assumir os seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, pode-se dizer que a pessoa ou indivíduo "aceita o outro humildemente".
Afecto e Confiança: Confiar no outro é considerado acto de amizade, amor e altruísmo entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Pertencendo à mesma comunidade de valores.
Serenidade e Escuta Activa: Encorajar os outros a continuar a falar, ao mesmo tempo que dá a quem a pratica a certeza de estar a compreender o que estes estão a dizer. Saber aceitar os problemas/realidades do outro com tranquilidade, harmonia e calma.